top of page

OBRAS AUTORAIS

Posts. Prof. Leticia Méo.png
artigo abrampa.png

FINANÇAS SUSTENTÁVEIS, ESG, COMPLIANCE, GESTÃO DE RISCOS E ODS - ABRAMPA

Escrevi o artigo "Direito / Dever ao consumo sustentável: precisamos combater o greenwashing" , para compor a obra, a convite da Dra. Sandra Kishi (MPF).


O livro é uma inciativa coletiva e também conta com a participação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da Associação Brasileira dos Membros de Meio Ambiente do Ministério Público (Abrampa) e do Projeto Conexão Água: Gestão de Comunicação e Rede Dogotal para a Governança e Sustentabilidade, apoiado pela 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.

O trabalho reúne contribuições de especialistas dos setores empresarial, financeiro, público e acadêmico; do terceiro setor; do Ministério Público; do Poder Judiciário; e dos órgãos regulatórios. O intuito é congregar conhecimentos técnicos e jurídicos sobre os princípios Environmental, Social and Governance (ESG) – em português: ambiental, social e governança – e questões relacionadas às melhores práticas de governança, instrumentos de responsabilidade socioambiental, gestão de riscos, compliance e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

GREENWASHING E DIREITO DO CONSUMIDOR: COMO PREVENIR (OU REPRIMIR) O MARKETING AMBIENTAL ILÍCITO

O marketing explora e divulga aos consumidores as qualidades ambientais dos produtos e dos serviços como estratégia para valorizar as marcas. Ocorre que, muitas dessas informações ambientais disponibilizadas pelos fornecedores são inverídicas ou incompletas ou, ainda, omitem relevantes dados que, se fossem divulgados, demonstrariam que diversos produtos e/ou serviços apresentados como “verdes”, em verdade, não o são.
Essa conduta trata-se do greenwashing, apelo ambiental excessivo ou maquiagem ambiental. Em meu Mestrado na PUC/SP, estudei o tema à luz do Direito do Consumidor. Após ser aprovada com nota máxima, recebi indicação para publicação e a dissertação foi transformada neste livro. Ele possui um duplo objetivo: debater o tema para reprimir as condutas ilícitas e, de outro lado, ajudar os fornecedores a prevenirem a sua ocorrência e evitarem conflitos.

PALESTRA: TEDX MORRO DA URCA

PALESTRA: NATURAL TECH / BIO FAIR: CERTIFICAÇÕES E SELOS PARA PRODUTOS NATURAIS

OUTRAS APRESENTAÇÕES

  • Cultura de Impacto nas Organizações - Betterfly BR

  • Marketing de Sustentabilidade e Autodeclarações Ambientais - ABRE

  • Greenwashing e ESG - Aula na Pós Graduação em Direito Ambiental Damasio

  • Sustentabilidade, Comunicação e Transparência - Economia Circular de Embalagens Plásticas e de Embalagens de Papel Conecta Verde

  • Capacitação em ESG - Graduação Ambiental e Engenharia UFSCAR

  • Sustentabilidade no Setor de Beleza - Natural Tech 

  • ESG e Inovação - MBA de Lideranças Faculdade de Ciências Médicas de Itabuna (Afya)

  •  Os Princípios do Marketing de Sustentabilidade 

  • Mentorias em Comunicação ESG para profissionais de beleza, ESG, comunicação, alimentos, dentre outras.

  • Comunicação, Marketing e Sustentabilidade - Master Busniness Sustainainability UFSCAR

  • Ética e Sustentabildiade na área da Saúde - CBEXS

  • Greenwashing e Direito do Consumidor - PGM Porto Alegre/RS

  • Sustentabilidade como Modelo de Negócios - Mackenzie

NA MÍDIA

Entrevistas e Artigos

Mini Bio - Letícia Caroline Méo

Consultora em Sustentabilidade, ESG e Comunicação. Especialista em Comunicação de Sustentabilidade e Transparência. Professora e Palestrante (TEDx Speaker).

Mestre em Direito pela PUC/SP, Pós-Graduada em Direitos Difusos e Coletivos pela Puc/SP, Graduada em Direito pelo Mackenzie. 

Desde 2019, dedica-se integralmente à área da Sustentabilidade, auxiliando organizações e empresas a desenvolverem-se com estratégia, valores e iniciativas sociais, ambientais e econômicos. 

Integra a LACLIMA e a ABRAPS. É membro da One Planet Network e embaixadora do Capitalismo Consciente.  

Por mais de 10 anos, atuou como advogada e consultora jurídica em escritórios de advocacia especializados, trabalhando com casos estratégicos e sensíveis em áreas como Direitos Difusos e Coletivos e Direito do Consumidor.  

Em paralelo à atuação como advogada, estudou e participou de grupos relacionados a negócios de impacto, sustentabilidade e ESG, como o grupo jurídico do Sistema B. 

bottom of page